Bem vindos ao Blog do Núcleo Alfa Unidade e Ação - DF.
Aki estão as ultimas atualizações e a programação do Núcleo ^^

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cerimônia de Apresentação da APJ

A APJ é uma Ordem mantida pelas Lojas do Grande Oriente do Brasil. Mas apesar de nossa jornada já ter 27 anos, alguns Tios infelizmente não nos conhecem plenamente, como gostaríamos que acontecesse.
Visando essa exposição de nossos objetivos e o engradencimento da Ordem através do conhecimento dos Tios sobre o que fazemos em nossas Cerimônias e Filantropias, os Núcleos Alfa Dirceu Torres, Honra e Tradição e Unidade e Ação realizaram no dia 04/10/2010 uma Cerimônia de Apresentação para a A.-. R.-. L.-. S.-. Pioneira de Brasília, nº 2288.
Esta cerimônia é realizada em conjunto com os outros Núcleos para podermos sempre falar dos detalhes e nuances de cada um, algo que só pode ser feito com a presença de representantes dos mesmos. Além disso, a necessidade de cada Núcleo se dá em mostrar a força da APJ do Distrito Federal, uma de nossas metas com a referida cerimônia.
A Cerimônia de Apresentação segue um Cerimonial específico e é realizada dentro da Sessão Maçônica. Ocorre da seguinte maneira: os Tios abrem os trabalhos e em determinado ponto nós entramos. Não há Entrada da Bandeira através do Pavilhão Nacional pelo fato da Bandeira do Brasil já estar dentro do Templo.
Há então a ocupação dos cargos da APJ e uma breve explicação dos mesmos, fazendo uma correlação com a descrição e lugar de ocupação com os dos cargos Maçônicos, com o auxílio do Preceptor (ou Preceptores) presente (s).
Em seguida, utilizando algumas falas do Cerimonial de Admissão (parte da Descrição da APJ/GOB), é feita uma breve explicação do que é a APJ e porque nos referimos aos nossos primos como "Dileto" e a Saudação à Bandeira, feita com o auxílio do Preletor e Arauto.
A Cerimônia conta ainda com a breve fala de algum apejotista presente do que a APJ representa para ele e no que acrescentou na sua vida pessoal e possivelmente profissional.
O apejotista escolhido para a referida cerimônia foi o primo Paulo Henrique C. Souza, Ductor do Núcleo Alfa Unidade e Ação, que leu o texto "Desabafo", escrito pelo mesmo alguns meses antes do V ENAPJ, e que entre outros, fala sobre não deixarmos o Sonho Apejotista morrer e realizar com o máximo empenho o Encontro Nacional.
A Cerimônia dura cerca de 10 a 15 minutos e abre espaço para eventuais perguntas que possam surgim. As perguntas são respondidas pelos Preceptores precentes e por Apejotistas que queiram falar.
Após as dúvidas serem completamente sanadas, é feito o Elo Apejotista no centro do Templo, acompanhado pela Oração Apejotista.
Depois disso, nos retiramos do Templo e encerramos a apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário